Bacon, sausages, eggs, café com leite e pão com manteiga

Bacon, sausages, eggs, café com leite e pão com manteiga
Disciplina: Língua Inglesa
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Expressões e vocabulário usados na culinária.
Tipo: Metodologias
Onde encontrar: Internet
A comida é a nossa primeira porta de entrada no mundo. Fonte de conhecimento e prazer. Canal de comunicação. Um dos elementos formadores da cultura de um povo. Com o tempo, ela vira uma espécie de arquivo vivo. A ingestão de determinado prato ou alimento pode desencadear uma série de lembranças e reminiscências de nossa história. Que não nos façam mentir as tão afamadas madeleines de "Em busca do tempo perdido", romance escrito pelo autor francês Marcel Proust.

Marcel, narrador e personagem desse romance-rememoração de fins do século XIX até a Primeira Grande Guerra, ao comer o biscoito doce francês acompanhado de um gole de chá, aciona sua memória involuntária. O gosto do biscoito o faz recuperar um tempo esquecido: a sua infância.

O viajante, num processo similar ao do personagem francês, ao experimentar os ingredientes da culinária de um país estrangeiro, penetra na história desse povo e conhece sua cultura. Degusta e “sabe” (do verbo “saborear”) sua língua.

A partir dessa pequena reflexão, o professor sugere aos alunos o tema “culinária na Inglaterra e nos EUA”. Indaga-lhes sobre o que sabem do assunto.

O ideal é começar pelo vocabulário:
* Fazê-los lembrar do termo refeição em inglês (meal) e das três refeições diárias (breakfast, lunch, dinner).
* Verificar o que sabem sobre os hábitos alimentares dos ingleses e norte-americanos.
* Desafiá-los a lembrar do termo inglês que designa o hábito, já tão disseminado no mundo pelos norte-americanos, de se comer rápido: fast food. Pedir exemplos em inglês de comida fast food (hamburger, sandwich, hotdog, soft drinks etc.) e sua opinião sobre esse tipo de alimento: se gostam ou não, se acham nutritivo etc.
* Propor a leitura do texto Meals in Britain. É importante explorar bastante o vocabulário do texto com os alunos e comparar as três refeições inglesas com aquelas feitas no Brasil. Perguntar se os ingleses tomam café no café-da-manhã. Qual a bebida tradicional do país nessa refeição? O que a acompanha?

Terminada a leitura do texto que explica o hábito alimentar dos ingleses, proponha uma atividade prática: aprender a receita de um Traditional English Breakfast. Nesta etapa, o professor deve trabalhar e esclarecer o vocabulário empregado nas receitas culinárias e sua estrutura: "ingredientes" (ingredients) e "modo de fazer" (method). Os alunos também podem contribuir com livros ou revistas de receitas em língua inglesa que, por ventura, tenham em suas casas. Servirá ainda de apoio ao professor uma lista de termos culinários.

Compreendida a receita, o professor pode sugerir aos alunos que experimentem fazê-la em casa para que possam, na aula seguinte, comentar suas impressões.

Para concluir, desafie-os a imaginar qual seria a impressão de um estrangeiro sobre o nosso café-da-manhã. Como lhe explicariam em inglês a nossa receita? Just coffee and milk with bread and butter? Explorar os nossos diversos ingredientes e hábitos regionais e registrá-los por escrito com a classe, a fim de criar um precioso Brazilian Breakfast Recipe Book.

Texto original: Lilian Escorel
Edição: Equipe EducaRede

Comentários