Projeto Profissões

1-Identificação:


Subsecretaria Regional de Goianésia
Instituição: Colégio Estadual Jales Machado (CEJM)

Diretora da instituição escolar: Ir. Lenice Alves Teixeira

E-mail: coljalles@yahoo.com.br; alicenir-azevedo@hotmail.com; divaopenhouse@hotmail.com
Público alvo: 3º período Matutino

Total de alunos: 40 ALUNOS EM CADA TURMA

Tempo: 6 aulas

Projeto: Occupations (Profissões)

Coordenadoras do Projeto: professoras de inglês Alicenir R S Azevedo e Divina M G Pidde


2-Justificativa:


O conhecimento e aprofundamento da língua Inglesa são cada vez mais importantes para o mundo do trabalho. Pensando nisso, faço este projeto visando oportunizar os alunos de conhecer profissionais de áreas diferentes, assim como adquirir informações sobre os cursos e qual a importância do inglês para cada área colaborando nesta difícil decisão de que profissão escolher para o futuro.

3-Objetivo geral:

• Trabalhar a língua inglesa para despertar o interesse dos alunos tratando de um assunto que está dentro da realidade dos jovens que estão vivendo o período de grandes dúvidas quanto a que profissão escolher para atuar no mercado de trabalho.


4-Objetivos específicos:
• Vivenciar o uso da língua inglesa na modalidade escrita através dos textos;

• Oportunizar o uso da língua inglesa em um ambiente de vivência prática;

• Oportunizar a vivência do idioma em nosso país no mercado de trabalho;

• Desenvolver o vocabulário;

• Ler textos autêntico de revistas.


5-Conteúdo:


• Textos em Inglês sobre diversas profissões, contendo informações como: duração do curso, matérias estudadas, mercado de trabalho, salário, pontos positivos e negativos da profissão.

• Interpretação dos textos, exercícios gramaticais contextualizados.

Textos:
1. English teacher, translator and interpret.
2. Tourist guide

3. Nutricionist

4. Physical Trainer

5. Disk Jockey

6. Architect

7. Fashion Designer

8. Scriptwriter

6- Metodologia:

• As turmas serão divididas em 8 grupos.

• Será distribuído um texto em inglês para cada grupo.

• As divisões das tarefas serão feitas em sala pelo líder de cada grupo.

• Visitas ao laboratório de informática para pesquisa e traduções dos textos.

• Pesquisa na internet, em livros, revistas e jornais na biblioteca da escola.

• Entrevistas com profissionais feitas pelos alunos.

• A apresentação: dois grupos por aula.



7-Cronograma:

1ª aula:

• Divisão das tarefas entre os grupos e apresentação do roteiro das atividades propostas a serem executadas.

• Produção de um convite a um profissional.

• Tradução dos textos;



2ª aula:

• Laboratório de informática: Pesquisa e produção de slides com orientação das dinamizadoras do laboratório de línguas e informática e da professora de inglês.



3ª aula:

• Apresentação dos grupos 1 e 2: English teacher, translator and interpret e Tourist guide



4ª aula:

• Apresentação dos grupos 3 e 4: Nutricionist e Physical Trainer.



5ª aula:

• Apresentação dos grupos 5 e 6: Disk Jockey e Architect.



6ª aula:

• Apresentação dos grupos 5 e 6: Fashion Designer e Scriptwriter.

• Relatórios individuais sobre o trabalho.





8-Recursos:

• De pessoas:

-Profissionais palestrantes;

- Professoras de Inglês;

- Dinamizadoras dos laboratórios de línguas e de informática.

• Materiais:

-Revistas;

-Computadores;

-Dicionários;

-Scanner;

-Máquina Digital.

• Locais:

-Laboratório de Línguas (TV, DVD, Notebook, data shows);

-Laboratório de Informática;

- Sala de aula.



9- Avaliação:

• Será feito através de observação da participação de cada um em:

-Comportamento;

-Apresentação;

-Organização;

-Desempenho oral e escrito;
-Relatórios.


10- Bibliografia

• Livros:
FERRARI, Mariza Tiemann
RUBIN, Sarah GiersztelVolume único para o Ensino Médio

Inglês Coleção:  De Olho no mundo do Trabalho

Editora Scipione - São  Paulo -  2007
Nova Edição.










• Sites de pesquisa:


www.youtube.com.br


www.google.com.br


www.hotmail.com


www.babelfish.com.br (tradutor)











Comentários