1-Identificação:
Subsecretaria Regional de Goianésia
Instituição: Colégio Estadual Jales Machado (CEJM)
Diretora da instituição escolar: Ir. Lenice Alves Teixeira
E-mail: coljalles@yahoo.com.br; alicenir-azevedo@hotmail.com; divaopenhouse@hotmail.com
Público alvo: 3º período Matutino
Total de alunos: 40 ALUNOS EM CADA TURMA
Tempo: 6 aulas
Projeto: Occupations (Profissões)
Coordenadoras do Projeto: professoras de inglês Alicenir R S Azevedo e Divina M G Pidde
2-Justificativa:
O conhecimento e aprofundamento da língua Inglesa são cada vez mais importantes para o mundo do trabalho. Pensando nisso, faço este projeto visando oportunizar os alunos de conhecer profissionais de áreas diferentes, assim como adquirir informações sobre os cursos e qual a importância do inglês para cada área colaborando nesta difícil decisão de que profissão escolher para o futuro.
3-Objetivo geral:
• Trabalhar a língua inglesa para despertar o interesse dos alunos tratando de um assunto que está dentro da realidade dos jovens que estão vivendo o período de grandes dúvidas quanto a que profissão escolher para atuar no mercado de trabalho.
4-Objetivos específicos:
• Vivenciar o uso da língua inglesa na modalidade escrita através dos textos;
• Oportunizar o uso da língua inglesa em um ambiente de vivência prática;
• Oportunizar a vivência do idioma em nosso país no mercado de trabalho;
• Desenvolver o vocabulário;
• Ler textos autêntico de revistas.
5-Conteúdo:
• Textos em Inglês sobre diversas profissões, contendo informações como: duração do curso, matérias estudadas, mercado de trabalho, salário, pontos positivos e negativos da profissão.
• Interpretação dos textos, exercícios gramaticais contextualizados.
Textos:
1. English teacher, translator and interpret.
2. Tourist guide
3. Nutricionist
4. Physical Trainer
5. Disk Jockey
6. Architect
7. Fashion Designer
8. Scriptwriter
6- Metodologia:
• As turmas serão divididas em 8 grupos.
• Será distribuído um texto em inglês para cada grupo.
• As divisões das tarefas serão feitas em sala pelo líder de cada grupo.
• Visitas ao laboratório de informática para pesquisa e traduções dos textos.
• Pesquisa na internet, em livros, revistas e jornais na biblioteca da escola.
• Entrevistas com profissionais feitas pelos alunos.
• A apresentação: dois grupos por aula.
7-Cronograma:
1ª aula:
• Divisão das tarefas entre os grupos e apresentação do roteiro das atividades propostas a serem executadas.
• Produção de um convite a um profissional.
• Tradução dos textos;
2ª aula:
• Laboratório de informática: Pesquisa e produção de slides com orientação das dinamizadoras do laboratório de línguas e informática e da professora de inglês.
3ª aula:
• Apresentação dos grupos 1 e 2: English teacher, translator and interpret e Tourist guide
4ª aula:
• Apresentação dos grupos 3 e 4: Nutricionist e Physical Trainer.
5ª aula:
• Apresentação dos grupos 5 e 6: Disk Jockey e Architect.
6ª aula:
• Apresentação dos grupos 5 e 6: Fashion Designer e Scriptwriter.
• Relatórios individuais sobre o trabalho.
8-Recursos:
• De pessoas:
-Profissionais palestrantes;
- Professoras de Inglês;
- Dinamizadoras dos laboratórios de línguas e de informática.
• Materiais:
-Revistas;
-Computadores;
-Dicionários;
-Scanner;
-Máquina Digital.
• Locais:
-Laboratório de Línguas (TV, DVD, Notebook, data shows);
-Laboratório de Informática;
- Sala de aula.
9- Avaliação:
• Será feito através de observação da participação de cada um em:
-Comportamento;
-Apresentação;
-Organização;
-Desempenho oral e escrito;
-Relatórios.
10- Bibliografia
• Livros:
FERRARI, Mariza Tiemann
RUBIN, Sarah GiersztelVolume único para o Ensino Médio
Inglês Coleção: De Olho no mundo do Trabalho
Editora Scipione - São Paulo - 2007
Nova Edição.
• Sites de pesquisa:
www.youtube.com.br
www.google.com.br
www.hotmail.com
www.babelfish.com.br (tradutor)
Subsecretaria Regional de Goianésia
Instituição: Colégio Estadual Jales Machado (CEJM)
Diretora da instituição escolar: Ir. Lenice Alves Teixeira
E-mail: coljalles@yahoo.com.br; alicenir-azevedo@hotmail.com; divaopenhouse@hotmail.com
Público alvo: 3º período Matutino
Total de alunos: 40 ALUNOS EM CADA TURMA
Tempo: 6 aulas
Projeto: Occupations (Profissões)
Coordenadoras do Projeto: professoras de inglês Alicenir R S Azevedo e Divina M G Pidde
2-Justificativa:
O conhecimento e aprofundamento da língua Inglesa são cada vez mais importantes para o mundo do trabalho. Pensando nisso, faço este projeto visando oportunizar os alunos de conhecer profissionais de áreas diferentes, assim como adquirir informações sobre os cursos e qual a importância do inglês para cada área colaborando nesta difícil decisão de que profissão escolher para o futuro.
3-Objetivo geral:
• Trabalhar a língua inglesa para despertar o interesse dos alunos tratando de um assunto que está dentro da realidade dos jovens que estão vivendo o período de grandes dúvidas quanto a que profissão escolher para atuar no mercado de trabalho.
4-Objetivos específicos:
• Vivenciar o uso da língua inglesa na modalidade escrita através dos textos;
• Oportunizar o uso da língua inglesa em um ambiente de vivência prática;
• Oportunizar a vivência do idioma em nosso país no mercado de trabalho;
• Desenvolver o vocabulário;
• Ler textos autêntico de revistas.
5-Conteúdo:
• Textos em Inglês sobre diversas profissões, contendo informações como: duração do curso, matérias estudadas, mercado de trabalho, salário, pontos positivos e negativos da profissão.
• Interpretação dos textos, exercícios gramaticais contextualizados.
Textos:
1. English teacher, translator and interpret.
2. Tourist guide
3. Nutricionist
4. Physical Trainer
5. Disk Jockey
6. Architect
7. Fashion Designer
8. Scriptwriter
6- Metodologia:
• As turmas serão divididas em 8 grupos.
• Será distribuído um texto em inglês para cada grupo.
• As divisões das tarefas serão feitas em sala pelo líder de cada grupo.
• Visitas ao laboratório de informática para pesquisa e traduções dos textos.
• Pesquisa na internet, em livros, revistas e jornais na biblioteca da escola.
• Entrevistas com profissionais feitas pelos alunos.
• A apresentação: dois grupos por aula.
7-Cronograma:
1ª aula:
• Divisão das tarefas entre os grupos e apresentação do roteiro das atividades propostas a serem executadas.
• Produção de um convite a um profissional.
• Tradução dos textos;
2ª aula:
• Laboratório de informática: Pesquisa e produção de slides com orientação das dinamizadoras do laboratório de línguas e informática e da professora de inglês.
3ª aula:
• Apresentação dos grupos 1 e 2: English teacher, translator and interpret e Tourist guide
4ª aula:
• Apresentação dos grupos 3 e 4: Nutricionist e Physical Trainer.
5ª aula:
• Apresentação dos grupos 5 e 6: Disk Jockey e Architect.
6ª aula:
• Apresentação dos grupos 5 e 6: Fashion Designer e Scriptwriter.
• Relatórios individuais sobre o trabalho.
8-Recursos:
• De pessoas:
-Profissionais palestrantes;
- Professoras de Inglês;
- Dinamizadoras dos laboratórios de línguas e de informática.
• Materiais:
-Revistas;
-Computadores;
-Dicionários;
-Scanner;
-Máquina Digital.
• Locais:
-Laboratório de Línguas (TV, DVD, Notebook, data shows);
-Laboratório de Informática;
- Sala de aula.
9- Avaliação:
• Será feito através de observação da participação de cada um em:
-Comportamento;
-Apresentação;
-Organização;
-Desempenho oral e escrito;
-Relatórios.
10- Bibliografia
• Livros:
FERRARI, Mariza Tiemann
RUBIN, Sarah GiersztelVolume único para o Ensino Médio
Inglês Coleção: De Olho no mundo do Trabalho
Editora Scipione - São Paulo - 2007
Nova Edição.
• Sites de pesquisa:
www.youtube.com.br
www.google.com.br
www.hotmail.com
www.babelfish.com.br (tradutor)
Comentários